Top Piriguetagem Literária 2013: Nacional


Durante o ano, a cada romance lido, alguns personagens nos marcam profundamente, sejam eles mocinhos ou vilões. E com esse meme divertidíssimo idealizado pela Nanda Assis, do blog Viagem Literária, temos a oportunidade de dar voz aos nossos surtos mais enlouquecidos e compartilhar com nossos leitores aqueles dez mocinhos que fizeram nosso coração disparar em algum momento da leitura, como aconteceu em 2012 (veja aqui).

Como este ano li mais nacionais do que estrangeiros e está dificílimo selecioná-los entre dez, decidi dividir em duas categorias: as dos livros nacionais e dos estrangeiros.

Então vamos ao TOP Piriguetagem da Literatura Nacional, cujos personagens masculinos que me conquistaram em 2013 foram:

Matt Bomer
10 — Marcos, de CINCO ANOS, da escritora Cristiane Broca. >> À VENDA: Impresso | E-book (Amazon).

Um jornalista bem-sucedido e solteiro convicto que me fez pensar acerca do futuro de outra forma. Além disso, me cativou por sua complexidade devido ao fato de ser atormentado pelo passado que lhe deixou marcas profundas em sua vida. Ao longo da trama, ele foi  evoluindo e mexeu com as minhas emoções, já que sempre estive do lado da mocinha, é claro. Devido a uma determinada pergunta no início da história, Marcos teve um lugar cativo no meu coração. Na minha imaginação, ele é totalmente diferente do que vejo na capa do livro. Não achei nenhuma foto que combinasse com o meu ideal. Segundo a própria escritora, o ator que mais se parece com o Marcos é o Matt Bomer ou o Henry Cavill, mas de olhos escuros. Mas o que fala mais alto é o rosto másculo e o cabelo. Segue uma foto, como ela imagina. 

9 — Richard, da trilogia NÃO PARE!, da FML Pepper. >> À VENDA: E-book (Amazon).

Um bad boy misterioso e egoísta, que não se deixa intimidar. Obstinado, assustadoramente debochado e arrogante. Além da sua inteligência e carisma, ele me cativou por seu bom senso, seu jeito reservado, enigmático, atormentado e sarcástico de ser. Possui uma dualidade que nos repele e, ao mesmo tempo, nos atrai. Além da beleza e do mistério que emana, isso foi o que me atraiu no personagem porque não sei até o presente se ele realmente está do lado do bem ou do mal (nunca tive tantos surtos de raiva com um personagem, ele conseguiu esse intento em Não Olhe!, segundo volume da trilogia) já que possui inúmeras facetas em sua personalidade. Sabe o típico mocinho-vilão?! Mesmo impotente diante das situações que Nina enfrenta, fiquei inebriada por esse guerreiro. rude e, ao mesmo tempo, cavalheiro porque apesar de ameaçador ele inspira segurança. Mesmo sendo um líder entre os seus, luta com suas batalhas interiores. Essa complexidade do personagem me fascinou, mesmo com seu temperamento e humor instável. As cenas românticas eram intensas e, meninas, esse bad boy tem pegada, viu? (risos).

Gerard Butler
8 — Luis, de CONSTRUINDO UM AMOR, primeiro volume da série Irmãos Estrela, de Carla Blackhawk. >> À VENDA: Impresso (Clube de Autores) | E-book (Amazon).

Um construtor civil, insolente e rude; mas quando se rende ao amor é pra valer. Intenso e apaixonado, é o sonho de qualquer mulher. Adorei ver o desenrolar da química e da forte tensão que emana entre ele e Iza, a patricinha metida. As cenas românticas entre os dois são além de divertidas muy calientes... Abana, papai! Há momentos que te levarão da emoção à raiva, do riso às lágrimas e, claro, aqueles de arrancar suspiros de qualquer romântica incorrigível... Ai, meus sais... Luis foi inspirado neste belíssimo ator. Quem conhece a escritora, já sabe que ela é fã de carteirinha do G.

Igor Rickli
7 — Guilherme, de ACONTECE QUE EU TE AMO, da Edna Guedes. >> À VENDA: Impresso (Loja virtual Editora Modo) | E-book (Amazon).

Com seus olhos verdes hipnotizantes, este homem apaixonante, bem-sucedido e sexy, possui um temperamento inconstante — fato que me tirou do sério, mesmo tendo seus motivos para agir assim. Se por um lado, ele era um ogro de marca maior, por outro era um cavalheiro. Nesses momentos não resisti aos seus encantos, porque ele ama intensamente e as cenas românticas... são de tirar o fôlego. É um homem capaz de passar por cima de tudo e de todos que atravessar seu caminho para proteger os que lhe são mais caros. Suas características físicas lembram muito este belo ator.

Sakis Rouvas
6 — Devon, de DE AMOR E DESTINO, de Aline Negosseki Teixeira. >> À VENDA: E-book (Amazon).

Deficiente visual, é um homem eloquente, persuasivo, irreverente e também apaixonado. Sempre lutou contra o preconceito, mas por trás de seu sorriso cativante carrega uma amargura pessoal. Depois do otimismo de Devon, nunca mais verei as coisas e a vida com a mesma percepção porque foi um personagem que me fez enxergar além disso, e com isso acabei me rendendo aos seus encantos.

Foto cedida pela Edna Guedes: Bruno Novaes
5 — Miguel, de ENTRE DOIS AMORES, da Edna Guedes. | O livro impresso está previsto para 2014. >> À VENDA: E-book (Amazon).

Um promotor de justiça bem-sucedido, solícito, o amigo de todas as horas. Intenso, apaixonado e íntegro; a sua metade da laranja. Me conquistou pelo ser humano incrível que é. Iria mencionar um detalhe aqui, mas não quero estragar a surpresa dos leitores, só sei que fiquei com o coração na mão na maior parte da leitura deste livro por conta da mocinha indecisa. Também pudera, não queria estar na sua pele. Dividida entre Miguel e Eduardo: o primeiro, é a alma gêmea que sempre está lá em todos os momentos; o segundo, é o mistério nutrido do doce sabor do pecado... Ai, gente, não é mole não, né? Miguel é o meu preferido! Ficaram curiosos para saber com quem a mocinha ficou, né? Não vou contar. Aguardem... 2014 está chegando.

Matt Bomer
4 — Richard, de LUZ DA MINHA VIDA, da Glaucia Santos. >> À VENDA: Impresso (Clube de Autores) | E-book (Amazon).

Sabe o homem perfeito que idealizamos em nossos sonhos? Este é Richard. Um médico carinhoso, superprotetor, amoroso e altruísta. Não tem como não se encantar com seu jeito galante, encantador e completamente apaixonado. Não mede esforços em fazer a mulher que ama feliz, livrando-a de todas as barreiras do preconceito por causa da negligência de uma mãe megera, preconceituosa e controladora. A escritora Glaucia Santos se inspirou no ator Matt Bomer para criar o personagem. No livro tem até uma passagem muito engraçada falando a respeito do aspecto físico do Richard num diálogo entre a empregada Zefa e a mocinha Anna Maria. Morri de rir. Zefa é hilária!

Ian Somerhalder
3 — Caleb Duarte, da trilogia DESPEDIDA DE SOLTEIRA, da Mila Wander.
>> À VENDA: Impresso (Por enquanto, encomende o primeiro e segundo volumes - 2 em 1 - direto com a autora através do e-mail camilavnw@gmail.com) | E-book (Trilogia completa - Amazon).

Mesmo reticente com a temática do livro por conta de algumas decepções literárias, Mila conseguiu me surpreender por sua trama não ser somente um romance focado na sensualidade e no erotismo, mas por nos mostrar lições tão profundas e ótimas para reflexões — através de temáticas tão atuais — quanto nas emoções conflituosas e intensas inerentes a qualquer ser humano. Aos poucos Caleb, que foi inspirado neste belíssimo ator da foto, foi me conquistando com seu charme e seu jeitinho peculiar de ser, já que as circunstâncias da vida o levaram a ser um garoto de programa, atormentado pelo passado. É um personagem apaixonante e intenso. Adorei uma cena dele encarnando o Christian Grey. E nem se compara; desde então me tornei Team Caleb por ele me lembrar um pouco dos Sullivans, da Bella Andre, por causa do romance em si. Nunca mais verei o leite condensado e ouvirei as músicas do Kid Abelha e da Paula Fernandes da mesma forma. *suspiros*. Na minha opinião, a autora simplesmente conseguiu desbancar muitas autoras do gênero - como Maya Banks e E. L. James, que já li e garanto: nenhuma trilogia do gênero me animou tanto! Ri, chorei, gritei e esbravejei; entrei em desespero, me angustiei, ficando com aquele aperto no peito e aquele grito preso na garganta em diversos momentos. Também torci e vibrei em cada momento de vitória diante da força e da coragem que cada um mostrava em meio às adversidades quando já não tinham mais esperanças. E em outros, simplesmente me apaixonei. Não há uma leitora que durante a leitura não suspire, fique inebriada e, ao mesmo tempo, enlevada pelo romantismo, doçura e intensidade da química que emana de cada casal, que deixa transparecer seus sentimentos a cada cena pra lá de caliente e HOT.

Joe Manganiello
2 — Vitor Estrela, de RECOMEÇAR, segundo volume da série Irmãos Estrela, de Carla Blackhawk. >> À VENDA: Impresso (Clube de Autores) | E-book (Amazon).

Um policial e engenheiro bem-sucedido, cativante e rude; atormentado pelo passado. Decidiu não se envolver emocionalmente com nenhuma mulher porque sofreu muito na vida, tornando-se uma pessoa forte, assim como Lyrio e Silvinha. Em meio às cenas românticas — extasiantes e de tirar o fôlego —, há momentos hilariantes que arranca ótimas gargalhadas, enquanto outros são tão tensos que te emocionam a ponto de te levar às lágrimas. Em meio às cenas de suspense e tensão, há muitas reviravoltas! Torci, me emocionei, gritei e gargalhei em cada momento da narrativa culminando num desfecho tão romanticamente lindo que fez com que eu ainda não perca a fé no amor verdadeiro. Intenso e apaixonado, Vitão também arrebatou de vez meu coração. E meninas, se preparem! Ele foi inspirado nesse ator... Ui!

Henry Cavill
1 — Gabriel Saint Claire, de Desejos: Cuidado com o que pede, da Maribell Azevedo. | Previsto para 2014.

Primeiro vilão-mocinho que coloco no TOP Piriguetagem. Ele é o vilão em todos os sentidos, mas também cativante, possessivo, egoísta, com um humor negro delicioso e sarcástico como todos os da sua espécie, mas possui uma dualidade que deixa qualquer mulher louca de raiva, mas que também acaba sendo rendida ao charme desse vampirão pra lá de sexy. Esqueçam Crepúsculo!!! Se você é fã de Drácula e da Irmandade da Adaga Negra, duvido que em 2014 não terá uma alma caridosa com seu coração dilacerado e prontinha pra oferecer seu lindo pescocinho a este personagem envolvente que consegue tudo o que quer com sua voz aveludada, seus olhos rubros hipnóticos... (Fisicamente, meu Gabriel é o Henry Cavill, mas os seus olhos são de dar MEDO a qualquer mero mortal). Ui! Nunca mais ouvirei uma certa canção da banda Bon Jovi da mesma forma. Estou apaixonada por essa história que estou acompanhando em primeira mão. Quem nasceu na década de 70 até agora vai ter tantas referências de livros, filmes, seriados, fatos históricos, músicas... Não tem como não se encantar ainda mais com uma trama intensa e repleta de mistérios, do jeitinho que o leitor gosta.

Então, estes são os mocinhos dos livros nacionais que abalaram meu mundo por algumas horas ou dias durante este ano. Se o tempo me permitir, amanhã trago a lista TOP Piriguetagem 2013: Literatura Estrangeira (Para ver a lista dos estrangeiros, CLIQUE AQUI).

E você? Quem fez a sua cabeça este ano a ponto de hiperventilar?
 

Me conte, quem te fez surtar e deixou seu coração acelerado?
 

Compartilhe comigo nos comentários abaixo. Tanto eu quanto os outros leitores amaremos conhecê-los para surtarmos juntos!



28 comentários:

  1. Ain, adoro qdo meus hómis povoam os pensamentos da mulherada!!! kkkkkkkkkk

    Feliz em saber que vc gostou, Carlinha. E eles são um pouco seus tb. :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas delícias não podia deixar de estar no meu TOP.
      Vitão é o meu xodó depois do MacDougal. Ui!
      Ano que vem, Betão me aguarde! rsrsrs.
      Beijos.

      Excluir
  2. Tem muito livro aí que quero ler. E esses mocinhos parecem sensacionais.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses mocinhos são maravilhosos, Carissa.
      Passei ótimos momentos com eles.
      Beijos.

      Excluir
  3. Adorei esse post, quero todos esses livros, principalmente os da Carla! Abana!

    http://lendoebebendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os da Carla são intensos e apaixonantes.
      De A-B-A-N-A-R mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  4. Fiquei muito feliz pelo lindo do Marcos ter entrado para a sua lista, Carla. E é cada gato, né? Fiquei interessada na pegada de alguns dos citados acima. Já estão anotados para futuras leituras. Parabéns às autoras. Dos outros citados, conheço o Caleb (qual o seu maior desejo?) e o Lindo do Richard. Por sinal, pensamos no mesmo ator, hein, Gláucia Santos. A diferença é que na verdade eu não compus o Marcos pensando em nenhum ator, foi pensando naquela descrição do livro. Mas quando precisei de um para divulgação, Mat Bomer foi o que mais se aproximou dele, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, um mais lindo que o outro. Marcos me cativou por aquela famosa pergunta e pela sua evolução ao longo da trama.

      Matt Bomer serviu de inspiração p/ muitos personagens. rs. Lindo demais, né?

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Carla, fez muito bem em separar nacional e estrangeiro, assim dá para piriguetar mais, kkkk
    Não li nenhum dos livros que você citou. :(
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Rose. E pensar que faltou 5 na lista. rsrsrs.
      Que peninha. Você vai amar conhecer cada um deles.
      Beijos.

      Excluir
  6. Henry Cavill como Saint Claire? Nada mal, nada mal mesmo! Rsrs... Amei fazer parte da sua lista e Gabriel então nem se fala. Está mais convencido que nunca! Kkkk.. Bjks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cavill me veio à mente por conta da beleza, altura e do cabelo.

      Morri de rir com seu comentário. Convencido?! Já imaginei-o sentado no sofá todo folgado com aquele sorrisinho que só ele tem. kkkkkkk.

      Fato inédito no top: primeiro vilão a entrar na lista! \o/

      Amo Gabriel por seu jeito sarcástico que me faz lembrar do Dr. House, que é meu DIVO!

      Medo de ver o que tu me vai me aprontar para o próximo.

      Beijos.

      Excluir
  7. Meu top 10 é o Jarek de Os Mistérios de Warthia! Vou te copiar no meu blog ta? Deixando os creditos. Adorei o topico.

    beijo, Mari Scotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... Quero conhecê-lo também, Mari.
      Ok, pode levar.
      Essa brincadeira que a Nanda idealizou é ótima, né?
      Mas acho que fui a única que fez com nacionais. rs.
      Beijos.

      Excluir
  8. A.D.O.R.E.I
    Precisa falar mais nada, a não ser que quero conhecer todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que conhecer, amiga.
      Você vai se apaixonar por cada um deles, te garanto, principalmente um certo Vitão e um vampirão que lembra muito um tal de Rhage, conhece?

      Excluir
  9. Ei Carla

    Nossa senhora, vc colocou o Ian e o Joe, babei.
    Eu quero estes livros da Carla! Babei nas descrições, são só em ebook não é? tem para o kobo?? (eu perdida e sem saber de nada :P)
    Dos outros fiquei curiosa com este Gabriel, eu adoro um vilão, vou ficar de olho quando lançar. :)
    Adorei Carla, super diferente, não li nenhum dos livros que vc citou, espero que vc faça de estrangeira tbm, fiquei curiosa.
    Eu nunca consigo ilustrar todos os personagens, não me vem um ator que me lembre exatamente o personagem, ai só ponho quando tem mesmo filme ou série baseado no livro, com exceção do Severade de Chigago fire que vai ser sempre o meu Gabe Sullivan hehe.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda.

      Também babo no Joe e no Ian. :)

      Foi bem difícil, viu? Faltou 5 para incluir na lista. Devia ser TOP 20. rs.

      Foi difícil ilustrar o Devon, o Marcos e o Miguel, porque na minha imaginação é completamente diferente, mas o restante foi moleza. hehehe

      Quando li o livro do Gabe, também me veio o Severide à mente. Muita beleza para um homem só.

      Os livros da Carla Blackhawk estão à venda:

      NA AMAZON:

      Digital (e-book)
      http://www.amazon.com.br/s?_encoding=UTF8&field-author=Carla%20Blackhawk&search-alias=digital-text

      Nanda, não tem para Kobo, mas você pode instalar o app do Kindle no seu tablet, pc ou smartphone.

      CLUBE DE AUTORES

      Livro físico (Impresso)

      Construindo um Amor

      https://clubedeautores.com.br/book/154704--Construindo_um_Amor

      Recomeçar

      https://clubedeautores.com.br/book/154710--Recomecar

      Fico feliz que você tenha gostado.

      Estou criando a de romances estrangeiros. :)

      Beijos.

      Excluir
  10. Gente esse meme tá mexendo com a imaginação da mulherada!!! Tô me divertindo muito lendo as repostas por ai...
    http://conversandodragoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito divertido, né Kate?
      Adoro ver o alvoroço do público feminino.
      Todas surtamos juntos. :)

      Excluir
  11. Ai, que delícia!

    É uma honra ter o Caleb nesta lista, Carla. Obrigada pela lembrança e pelo carinho de sempre!

    Um beijão!!!

    ResponderExcluir
  12. Aaaai, que delícia!!!

    Adorei ver o Caleb nesta lista, Carla!
    Muito obrigada pela lembrança e pelo carinho de sempre!

    Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de uma depressão pós-leitura, Caleb tinha que estar na lista.

      Sempre que posso releio alguns trechinhos para matar as saudades do Lebinho.

      Ansiosa pelo livro do Henrique agora.

      Beijos.

      Excluir
  13. Acompanhei a Mila pelo Wattpad, me apaixonei perdidamente. Quando acabou fiquei com uma ressaca das bravas.... Caleb seu lindo, meu coração bate por você até hoje. kkk bejus :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei a trilogia na Amazon e li em tempo record, Gisele.
      Me apaixonei por todos os personagens e, quando concluí, fiquei como você.
      Sempre que posso, releio alguns trechinhos pra recordar os bons momentos que passei ao lado de Caleb e seus amigos. Ai, ai, ai... Oh, vida! rs.

      Excluir
  14. Oi, Carla!
    Não li nenhum desses, acredita?
    Mas alguns estão na minha lista, claro. Já os outros, acabaram de entrar. ; )
    Dorei! Vc descreveu os cabras muito bem.
    bjooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tícia.

      Sério?!

      Precisa conhecer, menina.

      Vai delirar, suspirar e também passar raiva com alguns deles. Mas faz parte. hehehe

      Nós, leitores, sofremos. rs.

      Beijos.

      Excluir
  15. Que alegria em ver o Devon aqui, Carla!!!
    E os mocinhos das amigas autoras que vi ganhar "vida" nos épicos tempo de folhetim nas comunidades!!!
    Vcoê já sabe o quanto admiro seu trabalho de divulgação conosco, autores nacionais. Fico emocionada cada vez que vejo alguém falar de meus personagens, pois de algum modo, eles existem de verdade. E quando vc fala é com uma emoção tão grande que só dá vontade de escrever mais ainda, mais ainda, mais ainda. rsrsrs
    Um beijinho doce no seu coração!

    ;****

    ResponderExcluir


Quer deixar seu comentário? Fique à vontade!

Agradeço sua visita e volte sempre! ^^

Postagens recentes

Comentários

Copyright © 2009 - Sonho de Reflexão - Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.
As postagens desse blog são de minha autoria. Se tiver algo produzido por outra pessoa, os créditos serão devidamente mencionados. Se quiser reproduzir algum texto meu, me avise e dê o devido crédito. Leia os "Termos de Uso". A imagem da mulher lendo foi retirada do quadro "A Quiet Moment" da artista americana Sandra Kuck.